A polícia de Thames Valley – região que inclui parte de Londres e cidades vizinhas – prendeu um homem que se auto-declara membro do Lizard Squad, grupo de hackers que se dizem responsáveis pela queda de Xbox Live e PSN durante o Natal.
Trata-se de Vinnie Omari, um jovem de 22 anos que foi preso em sua própria casa. A polícia também confiscou telefones, notebooks e um console da linha Xbox. Quem publicou a história inicialmente foi o jornalista investigativo independente Brian Krebs. Em seu site, ele postou uma foto do mandado de busca.
O mandado mostra que a polícia estava atrás de provas que revelem endereços de e-mail, nomes de usuário, senhas e documentos que sejam associados a fraudes no Paypal. Além disso, eles também estavam atrás de evidências que mostrassem alguma ligação entre Omari e as quedas de PSN e Xbox Live.
A polícia de Thames Valley emitiu um comunicado na quarta-feira, esclarecendo um pouco a situação:
“A prisão de ontem (dia 30/12 ) possui conexão com uma investigação de fraudes digitais, que aconteceu entre 2013 e agosto de 2014. Durante essa investigação, vítimas denunciaram terem o dinheiro de suas contas no PayPal roubado”.
Comunicado oficial da polícia de Thames Valley
Omari pagou fiança e está livre até março, quando será a sua primeira audição. De acordo com o Daily Dot, o FBI estaria investindo outro membro do Lizard Squad. Esta pessoa seria um adolescente que vive na Finlândia.