(Fonte da imagem: Reprodução/Wired)
Quando falamos em tsunamis, muitas pessoas ficam receosas e pensam em soluções de como sobreviver durante um violento maremoto. Enquanto alguns constroem casas que são capazes de se manter de pé mesmo frente ao desastre, o norte-americano Chris Robinson pensou em outra solução: construir uma cápsula capaz de flutuar mesmo com a invasão dos mares.
Em meio ao quintal de sua casa, localizada no Vale do Silício (Estados Unidos), o ex-diretor de arte do Facebook e do PayPal está montando há dois anos um grande casulo de madeira e epóxi. Usando o Adobe Illustrator, ele esboçou no computador toda a estrutura da sua cápsula salvadora, inspirada no trabalho de um artista canadense idealizador de esferas de madeiras que são penduradas em árvores e transformadas em quartos de hotel.
Enquanto Robinson admite que seja improvável que a região onde mora seja atingida por um tsunami, a motivação pelo seu trabalho surgiu quando ele visualizou todo o estrago causado pelo maremoto em Fukushima. Ele e sua esposa tinham uma conexão muito grande com a cidade, já que o casal viveu no Japão em 1991. “Metade dos lugares que nós visitávamos se foi”, relembra com pesar.
Robinson estima que terminará seu projeto ainda em maio deste ano. Assim que finalizar o trabalho, ele alugará um guindaste e um caminhão para levar a cápsula no meio do Oceano Pacífico para realizar os primeiros testes.
E, se tudo der certo e a esfera não afundar, ele alugará sua invenção para quem quiser passear pela cidade e estiver com medo de um súbito tsunami atingir a costa – afinal, nunca se sabe quando a natureza irá agir com muita força, não é mesmo?