(COM VÍDEO) Há 30 anos, Steve Jobs apresentava o computador Macintosh, cujo nome foi inspirado num tipo de maçã, e dava início à mítica rivalidade da Apple com a Microsoft, de Bill Gates.
A 24 de janeiro de 1984, Steve Jobs revolucionou o mundo ao apresentar a primeira linha de computadores pessoais. O grande passo conseguiu proporcionar o distanciamento necessário dos meios profissionais e abriu caminho à Apple, ao tornar o computador um instrumento desejável em cada casa, para fins recreativos e educacionais.
Quando Steve Jobs apresentou o Macintosh 128K, com rato, placa gráfica, funções interface, como MacWrite e o MacPaint, “a um preço mainstream de 240.95 dólares (…) disponível em 50 pontos de venda” pela América, estava confirmado que seria, de facto, “insanely great!” [em português: “incrivelmente ótimo”] – como aparece escrito no ecrã do Macintosh durante a sua primeira demonstração pública.
O anúncio foi acompanhado da visualização de campanhas publicitárias, onde o slogan apresentado era agora: “The computer for the rest of us” [tradução literal: “O computador para o resto de nós”], deixando para trás o “Soon there will be 2 kinds of people. Those who use computers, and those who use Apples” [“Em breve existirão 2 tipos de pessoas. Os que usam computadores e os que usam Apples”], que antevia a revolução tecnológica no início dos anos 80.