Enviado em 28/05/2014 às 23h10, última atualização: 28/05/2014 às 23h17.
Diário da Manhã
Natânia Carvalho
Sabe aquele sonho de não precisar dirigir? Apenas entrar no carro e ele, magicamente, fará todo o trabalho? Hoje, (28), o Google deu mais um passo para que isso se torne uma realidade em massa. A empresa divulgou que irá criar uma montadora para produzir carros sem volante, câmbio ou pedais.
O veículo, que tem limite de velocidade de 40 km/h, vai ter espaço para duas pessoas e será controlado por software. A rota? Bem, ela será feita através do seu smartphone ou tablet.“Idosos podem manter sua liberdade mesmo que não consigam lembrar onde a chave do carro está. Bêbados e motoristas distraídos? Passado”, o diretor do projeto, Chris Urmson, disse no blog da Google.
A ideia é legal, mas calma, lá. Você não vai poder comprar um desses em menos de dois anos – e olhe lá! Um programa será criado na Califórnia para testar a ideia. Cem protótipos do carro autônomo serão desenvolvidos e usados para certificar a segurança do futuro consumidor. O veredito final é do governo estadunidense, que vai permitir ou não que os carros sejam vendidos por lá.
Veja como o carro funciona