O jornalista e ativista Glenn Greenwald, conhecido por ajudar Edward Snowden a revelar ações de espionagem dos Estados Unidos, criticou nesta quarta-feira Google e Facebook por desrespeitarem a privacidade de seus usuários.
Em palestra na TEDGlobal, que acontece no Rio de Janeiro, Greenwald ironizou o comportamento do CEO da rede social: “No ano passado, Mark Zuckerberg e esposa compraram não só uma casa em Palo Alto, na Califórnia, mas todas as casas em volta, para desfrutarem de uma zona de privacidade e impedir que as pessoas vejam o que eles fazem em suas vidas privadas”, disse.
O jornalista defendeu o comportamento de Snowden – asilado na Rússia – e classificou como “absurdas e idiotas” as acusações de que ele pretendia vender segredos dos EUA. “Se ele quisesse vender segredos para outros países, coisa que o deixaria muito rico, a última coisa que ele faria seria passar isso para jornalistas e pedir para publicar” afirmou.
A TEDGlobal 2014 acontece durante esta semana no Rio de Janeiro, em Copacabana. Durante o evento, 66 palestrantes tratarão de temas diversos. Os ingressos estão esgotados, mas as conversas podem ser acompanhadas via internet e em telões espalhados pelo Rio.
Via G1