Em conjunto com 16 provedores de serviços na nuvem (Cloud Services Provider ou CSP) espalhados pelo mundo, a Intel dá o ponta pé inicial em seu programa global Cloud Technology para buscar excelência em serviços na nuvem.
O intuito é ajudar as organizações de TI a “tomar melhores decisões e estarem mais bem informadas, assegurando o melhor desempenho para seus aplicativos em nuvem”, explica a companhia em comunicado. A iniciativa, diz a empresa, fornecerá aos usuários de nuvem uma visão clara da tecnologia que equipa a infraestrutura dos CSPs antes que eles comprem quaisquer serviços ou instâncias.
Esse anúncio dá continuidade ao Intel Developer Forum de setembro do ano passado, onde a Amazon Web Services (AWS) e a Intel anunciaram uma colaboração para divulgar aos clientes as especificações, o desempenho, a qualidade e os benefícios de segurança da tecnologia Intel usada nas instâncias da AWS.
Com a previsão do mercado de infraestrutura como serviço (IaaS) crescer sua receita em 41% anualmente até 2016, a Intel aposta que organizações de todos os tipos estão considerando terceirizar seus serviços de TI, e com isso, a tecnologia equipada nos serviços e aplicativos baseados em nuvem importam mais do que nunca.
“De forma muito semelhante à escolha de um carro, o tipo do mecanismo afeta nossa decisão e a experiência de condução independentemente de onde a gente compre ou faça o leasing”, compara em nota Jason Waxman, vice-presidente do data center Group e gerente geral do Grupo de Plataformas em Nuvem da Intel. “Os usuários da nuvem querem saber em qual tecnologia seus aplicativos estão rodando, pois isto afeta diretamente seus negócios. Pela primeira vez, os usuários agora poderão ver e escolher as tecnologias que afetarão as capacidades e custos para que seus aplicativos sejam rodados na nuvem”.
Locaweb e UOL são os dois primeiros participantes do programa na América Latina.
As outras companhias são a Virtustream (EUA), Canopy – uma empresa Atos (Reino Unido), Cloud4com (República Tcheca), CloudWatt (França), Expedient (EUA), KIO Networks (México), KT (Coréia), NxtGen (Índia), Online.net (França), OVH (França), Rackspace (EUA), Savvis – uma empresa CenturyLink (EUA), Selectel (Rússia).
Para compradores empresariais e outros de TI avaliando serviços de nuvem híbridos ou públicos, os CSPs participantes do programa Intel Cloud Technology fornecerão informações detalhadas sobre as CPUs, os recursos de aceleração de hardware, o armazenamento, o software e as capacidades de rede disponíveis – tudo podendo ter um impacto significativo em aplicativos, custos e experiências do usuário final.
A Intel estimulará, ainda, campanhas de marketing direto e participará em atividades de marketing conjunto com os CSPs parceiros do programa para educar os clientes sobre as tecnologias adjacentes, seu impacto no desempenho dos aplicativos, na experiência do usuário e, finalmente, nos negócios.