Fundada pelo inventor do iPod, a empresa fabrica termostatos e detectores de incêndio inteligentes.
A Google comprou a Nest Labs, por 3,2 mil milhões de dólares (2.3 mil milhões de euros), aquela que é a segunda maior compra feita pelo gigante de tecnologia depois de ter adquirido a Motorola.
A Nest Labs produz o termostato inteligente Nest, que pode ser programado através de um ‘smartphone’ e ajuda o utilizador a economizar energia, e um detector de incêndio chamado Nest Protect, que elimina muitos dos inconvenientes dos modelos tradicionais.
O que terá convencido a Google a apostar numa empresa deste género despendendo um valor tão elevado? A trajectória da Nest, ainda que curta (a empresa surgiu em 2010), é condizente com a “internet das coisas”, conceito que prevê um cenário onde os dispositivos dos mais diversos tipos estarão permanentemente online (torradeiras, frigoríficos, carros, etc).
O termostato que a Nest apresentou em 2011 é integrado com uma aplicação para Android e iOS e permite ao utilizador ajustar os níveis de temperatura do ambiente via Internet, antes mesmo de chegar em casa. Isso sem contar os recursos inteligentes do dispositivo, como a função que “aprende” o comportamento do utilizador por alguns dias para fazer ajustes automáticos.
O outro equipamento – o detector de incêndios Protect, apresentado em Outubro de 2013 – consolidou a posição de vanguarda na “internet das coisas”. O dispositivo utiliza cores e mensagens de voz para alertar sobre a presença de fumo ou gases perigosos e intensifica os avisos à medida que a concentração destas substâncias aumenta. O aparelho pode ainda enviar alertas para o ‘smartphone’ caso o utilizador não esteja por perto.
Larry Page, CEO da Google, disse em comunicado que Tony Fadell e Matt Rogers, fundadores da Nest, “construíram uma equipa tremenda. Estamos empolgados em recebê-los na família Google”.
Entre 2001 e 2008 Fadell trabalhou na Apple, onde inventou o iPod e eventualmente supervisionou o desenvolvimento de várias gerações do equipamento, chegando ao cargo de vice-presidente sénior da divisão iPod em 2006. Fadell e Rogers irão trabalhar na Google com a restante equipa.
A Nest confirmou a venda numa mensagem no Twitter. “A Nest continuará a Nest”, ou seja, a marca continuará a vender os seus produtos nas lojas, os termos de garantia não mudam e o suporte ao iOS, com ‘apps’ para iPhone e iPad que permitem controlar os seus aparelhos, continuará.
Segundo a Google, a transacção estará concluída nos próximos meses.
Disclaimer: “O Económico apela aos leitores para que utilizem este espaço para um debate sério e construtivo, dispensando-se, para o bem de todos, o insulto e a injúria gratuitos. Desaconselha-se o uso exclusivo de maiúsculas e a repetição de comentários. Comentários inadequados devem ser denunciados e quando tiverem mais de cinco denúncias serão eliminados. O IP do leitor não será revelado mas ficará registado na base de dados”.