Final Fantasy XIV: A Realm Reborn é um dos melhores MMORPGs da atualidade
onde a produtora Square Enix deu a volta por cima em seu primeiro
lançamento e deixou o jogo com muito conteúdo e personalidade. Apesar de
ser bem divertido e completo, o jogo ainda é bem complexo e com muitos
sistemas e duas versões diferentes. Então aqui vão algumas dicas para
você se dar bem nesse enorme mundo de Eorzea e não perder nenhum detalhe
nas aventuras desse Final Fantasy online. Confira também o review de Final Fantasy 14: A Realm Reborn Final Fantasy 14: A Realm Reborn (Foto: Divulgação) Comandos do jogo Apesar de parecidos, os comandos são um pouco diferentes entre as
versões de Final Fantasy XIV para PS3 e PC, mas ambas permitem o uso de
gamepad e um sistema único de combate com a chamada Cross Hotbar. Ao
apertar os botões R2 e L2, o jogador por escolher as skills ou itens em
até 12 espaços na barra que aparece dividida em duas partes, usando os
botões do gamepad do PS3 e seus direcionais para escolher e combinar
ataques. São 8 diferentes barras que podem ser trocadas com o botão R1. Comandos do jogo na interface de Final Fantasy 14 (Foto: Divulgação) Na versão para PC, o jogador tem a mesma opção de utilizar a Cross
Hotbar, mas jogando com mouse e teclado usando W, A, S e D como os
direcionais, com a possibilidade de ter diferentes barras
simultaneamente na tela. A versão para PC permite o uso de gamepad com
os mesmos comandos para a versão de PS3, mas com a funcionalidade do
teclado e permitindo o uso de mouse ao mesmo tempo. Interface do jogador A interface é composta por uma barra na parte inferior com o log de
mensagens, onde é possível iniciar conversas, obter informações de
batalha, eventos e conversar de forma pública ou privada com outros
personagens, sua Party ou ler diálogos de quests. Ao lado direito fica
localizada a Cross Hotbar com ataques e itens selecionados pelo jogador.
Abaixo dela ficam os principais dados do personagem; seu level,
informações de HP, MP, TP e pontos de experiência. Durante as batalhas é
possível obter informações dos inimigos na parte superior da tela, com
dados de level, HP, buffs ou debuffs. A interface do jogador em Final Fantasy 14 tem muitas informações (Foto: Divulgação) Na versão de PS3, a navegação entre os menus é feita com o botão
Start, enquanto a versão de PC possui uma pequena barra de atalho do
lado direito da tela que permite um acesso mais rápido às diferentes
informações de sistema, HUD, personagem, mapa, lista de amigos, e
preferências. Por último, no canto superior direito há um minimapa que
interage com a lista de quests logo abaixo, onde é possível se guiar por
pontos identificados ou marcar localizações para seguir, além de
encontrar eventos especiais. Criação de personagem A criação de personagens em Final Fantasy XIV é detalhada com
diferentes opções de modificação facial, tonalidades de pele, cortes de
cabelo, tamanho, porte físico, acessórios e tatuagens. Após a escolha da
aparência do personagem, o jogador pode escolher entre 5 diferentes
raças: Hyur, Lalafell, Miqo’te, Roegadyn, Elezen. Sem restrições, cada
uma delas pode escolher uma das 8 principais classes: Archer, Conjurer,
Lancer, Arcanist, Marauder, Gladiator, Pugilist e Thaumaturge. Cada raça
tem características e atributos específicos que desenvolvem melhores
desempenhos em determinadas classes. Criação do personagem em Final Fantasy 14 (Foto: Divulgação) Os jogadores devem escolher as crenças de seu personagem, escolhendo
um dos Deuses do jogo que lhe darão um pequeno bônus nos atributos
elementais, mas nada muito significante. A escolha de classe e não a
de raça determina em qual região o personagem começará o jogo, entre
as cidades de Gridania, Limsa Lominsa e U’dah. Evolução do personagem Após a criação do personagem, ele começará em uma das três cidades
principais e precisará realizar quests do cenário principal, de sua
classe e extras para ganhar experiência. Há quatro disciplinas básicas,
cada uma dividida em várias classes: Disciples of War, Disciples of
Magic, Disciples of the Hand e Disciples of the Land. As duas últimas
incluem as profissões secundárias que servem para a fabricação de itens e
crafting. Elas não podem ser escolhidas inicialmente na criação do
personagem, mas podem ser selecionadas após determinada parte do jogo.
Os jogadores podem escolher entre: Botanist, Fisher, Miner (Disciples of
the Land) e Alchemist, Armorer, Blacksmith, Carpenter, Culinarian,
Goldsmith, Leatherworker e Weaver (Disciples of the Hand). Evolução do personagem em Final Fantasy 14 (Foto: Divulgação) Um único personagem pode experimentar todas classes disponíveis,
alternando entre elas apenas mudando de arma. Elas podem ser alteradas a
qualquer momento, exceto durante uma batalha. Assim o jogador pode
fazer o uso das Cross Skills que são ataques que podem ser usados entre
elas. Ao level máximo de 50 é possível ter até dez espaços disponíveis
para skills de outras classes. O jogador também pode evoluir sua classe principal e realizar uma
quest para uma especialização chamada Job. O personagem precisa estar no
level 30 com a sua principal e level 15 com um secundária exigida
dependendo da sua classe. Mas com a evolução, há restrições entre o uso
das Cross Skills e diferente dos dez espaços disponíveis, o personagem
terá apenas cinco e só poderá cruzar ataques com apenas duas classes
relacionadas. Sistema de PvE (Jogador contra o ambiente) O jogo tem diferentes sistemas de quests entre as principais, as
extras, FATEs e Dungeons. As principais avançam a história principal do
jogo que é essencial para desbloquear quests importantes, ganhar mais
experiência e obter itens novos. Elas são destacadas com ícones
diferentes e terminam e missões especiais com lutas contra chefes e até
dungeons. Para enfrentá-las, o jogador precisa se inscrever em um
sistema chamado Duty Finder. Realize os FATEs, eventos que acontecem aleatoriamente no mapa no FF 14 (Foto: Divulgação) Duty Finder é um sistema de busca que permite que o jogador formar
uma Party com outros jogadores, incluindo os de diferentes mundos.
Abrindo o localizador ele irá exibir uma lista de dungeons, guildhests,
quests e raids. O jogador deve marcar a caixa ao lado do dever desejado e
selecionar aderir e será combinado com outros automaticamente. O
jogador pode continuar livremente suas aventuras enquanto suas partidas
estão sendo montadas. Além disso, os personagens podem realizar FATEs (Full Active Time
Events), eventos que acontecem aleatoriamente no mapa e ficam ativos até
que seu tempo termine ou que sejam completados. São missões com
diversos objetivos, desde derrotar outras criaturas, enfrentar chefes
menores e recolher itens e podem ser realizadas por múltiplos jogadores,
com ganho de experiência e dinheiro. Venda e troca de itens O sistema de venda e economia do jogo é feito através de Retainers,
NPCs que realizam vendas e leilões para os jogadores. Eles são
desbloqueados no level 17 a partir de uma quest e tem uma aparência
personalizada e apelido, construído na interface do criador de
personagens. Sistema de venda e troca no Final Fantasy 14 é bom (Foto: Divulgação) Uma vez que você o construiu, ele ou ela pode ser colocado na cidade.
Você pode invocá-los nas áreas de comercio. Seus Retainers tem até sete
tabelas para estocar itens cada um pode manter até 20 casas de leilões.
É possível colocar ordens de venda e compra, já que podem armazenar
dinheiro, e cada cidade possui uma taxa de impostos. Mascotes e montarias O sistema de Pets permite que os jogadores tenham mascotes, montarias
e pequenas criaturas chamadas de Minions. São miniaturas que são apenas
companhias que seguem o jogador e podem ser colecionados em eventos,
comprados ou quests especiais. Montaria Chocobo é ótima opção em Final Fantasy 14 (Foto: Divulgação) O principal mascote do jogo é o seu Chocobo, que serve como
transporte e pode ser treinado para atacar, usar magias, administrar
dano e até mesmo curar o seu personagem. O Chocobo pode usar armaduras e
equipamentos especiais que melhoram sua resistência e possuem skills
próprias e level que precisam ser treinados pelo jogador. Outros tipos
de montaria podem ser coletados durante o jogo como Unicórnios, Courl e
outras criaturas. Free Company As guildas e clãs dentro do jogo são chamadas de Free Companies e
cada jogador pode criar a sua própria ao chegar em determinada parte do
jogo. Chegando ao level 25 o personagem precisa falar com um dos
administradores da Free Company em uma das cidades principais e escolher
a opção para fundar uma. Assim que escolher um nome e uma imagem
precisa adquirir três assinaturas de outros jogadores e pagar 15 mil
gil. Após fundada, o jogador pode começar a convidar outros personagens. Cada jogador pode criar a sua própria guilda em Free Companies de Final Fantasy 14 (Foto: Divulgação) Dentro da guilda, cada personagem terá um ranking diferente, podendo
evoluir entre cinco diferentes níveis. Quanto maior o nível, mais alto
os bônus e itens que este jogador pode adquirir. O fundador da guilda
será o mestra com o ranking mais alto e pode promover outros jogadores. Os personagens também precisarão escolher entre uma das três Grand
Companies do jogo para completar uma das quests principais, cada uma
situadas nas principais cidades do jogo. O jogador precisa escolher
entre The Immortal Flames, The Maelstrom e The Order of the Twin Adder e
realizer Guildquests para ganhar Seals que disponibilizam a compra de
itens disponíveis apenas na guilda, como o seu Chocobo. Nas Grand
Companies, o jogador também pode subir de ranking, liberando novos
itens. Sistema de combate O sistema de combate consiste em um sistema de combos, com skills que
se completam se usadas uma seguida da outra. Isso além das combinações
que possibilitam o jogador reduzirem as fraquezas naturais das suas
classes, sem ter que depender tanto de itens ou outros personagens.
Usando determinadas skills em certa ordem ou posição os personagens
podem ativar esses combos com um bom adicional de danos e efeitos,
abrindo possibilidades para estratégias diferentes. O sistema de combate de Final Fantasy 14 consiste em combos (Foto: Divulgação) Outro sistema foi implementado durante as Party, que permitem que os
jogadores combinem suas forças em Dungeons ou eventos especiais. Além
dos personagens combinarem suas habilidades para melhorar seus ataques e
atributos naturais, equipes com quatro ou mais jogadores tem a acesso a
uma barra de limite que é preenchida ao atacar inimigos ou curar seus
companheiros. Quando é carregada completamente, o jogador pode ativar, “quebrar o limite” e utilizar ataques especiais determinados pelo
jogador que iniciá-lo. Na sua opinião, qual é a melhor saga? Final Fantasy ou Dragon Quest ?
Opine no Fórum do TechTudo! saiba mais Final Fantasy 14 A Realm Reborn: saiba como conseguir a montaria Chocobo The Last of Us, GTA 5 e Bioshock Infinite: confira os melhores jogos de 2013 Call of Duty, Hitman e Final Fantasy: confira as ofertas da semana
Final Fantasy XIV: A Realm Reborn é um dos melhores MMORPGs da atualidade
onde a produtora Square Enix deu a volta por cima em seu primeiro
lançamento e deixou o jogo com muito conteúdo e personalidade. Apesar de
ser bem divertido e completo, o jogo ainda é bem complexo e com muitos
sistemas e duas versões diferentes. Então aqui vão algumas dicas para
você se dar bem nesse enorme mundo de Eorzea e não perder nenhum detalhe
nas aventuras desse Final Fantasy online. Confira também o review de Final Fantasy 14: A Realm Reborn Final Fantasy 14: A Realm Reborn (Foto: Divulgação) Comandos do jogo Apesar de parecidos, os comandos são um pouco diferentes entre as
versões de Final Fantasy XIV para PS3 e PC, mas ambas permitem o uso de
gamepad e um sistema único de combate com a chamada Cross Hotbar. Ao
apertar os botões R2 e L2, o jogador por escolher as skills ou itens em
até 12 espaços na barra que aparece dividida em duas partes, usando os
botões do gamepad do PS3 e seus direcionais para escolher e combinar
ataques. São 8 diferentes barras que podem ser trocadas com o botão R1. Comandos do jogo na interface de Final Fantasy 14 (Foto: Divulgação) Na versão para PC, o jogador tem a mesma opção de utilizar a Cross
Hotbar, mas jogando com mouse e teclado usando W, A, S e D como os
direcionais, com a possibilidade de ter diferentes barras
simultaneamente na tela. A versão para PC permite o uso de gamepad com
os mesmos comandos para a versão de PS3, mas com a funcionalidade do
teclado e permitindo o uso de mouse ao mesmo tempo. Interface do jogador A interface é composta por uma barra na parte inferior com o log de
mensagens, onde é possível iniciar conversas, obter informações de
batalha, eventos e conversar de forma pública ou privada com outros
personagens, sua Party ou ler diálogos de quests. Ao lado direito fica
localizada a Cross Hotbar com ataques e itens selecionados pelo jogador.
Abaixo dela ficam os principais dados do personagem; seu level,
informações de HP, MP, TP e pontos de experiência. Durante as batalhas é
possível obter informações dos inimigos na parte superior da tela, com
dados de level, HP, buffs ou debuffs. A interface do jogador em Final Fantasy 14 tem muitas informações (Foto: Divulgação) Na versão de PS3, a navegação entre os menus é feita com o botão
Start, enquanto a versão de PC possui uma pequena barra de atalho do
lado direito da tela que permite um acesso mais rápido às diferentes
informações de sistema, HUD, personagem, mapa, lista de amigos, e
preferências. Por último, no canto superior direito há um minimapa que
interage com a lista de quests logo abaixo, onde é possível se guiar por
pontos identificados ou marcar localizações para seguir, além de
encontrar eventos especiais. Criação de personagem A criação de personagens em Final Fantasy XIV é detalhada com
diferentes opções de modificação facial, tonalidades de pele, cortes de
cabelo, tamanho, porte físico, acessórios e tatuagens. Após a escolha da
aparência do personagem, o jogador pode escolher entre 5 diferentes
raças: Hyur, Lalafell, Miqo’te, Roegadyn, Elezen. Sem restrições, cada
uma delas pode escolher uma das 8 principais classes: Archer, Conjurer,
Lancer, Arcanist, Marauder, Gladiator, Pugilist e Thaumaturge. Cada raça
tem características e atributos específicos que desenvolvem melhores
desempenhos em determinadas classes. Criação do personagem em Final Fantasy 14 (Foto: Divulgação) Os jogadores devem escolher as crenças de seu personagem, escolhendo
um dos Deuses do jogo que lhe darão um pequeno bônus nos atributos
elementais, mas nada muito significante. A escolha de classe e não a
de raça determina em qual região o personagem começará o jogo, entre
as cidades de Gridania, Limsa Lominsa e U’dah. Evolução do personagem Após a criação do personagem, ele começará em uma das três cidades
principais e precisará realizar quests do cenário principal, de sua
classe e extras para ganhar experiência. Há quatro disciplinas básicas,
cada uma dividida em várias classes: Disciples of War, Disciples of
Magic, Disciples of the Hand e Disciples of the Land. As duas últimas
incluem as profissões secundárias que servem para a fabricação de itens e
crafting. Elas não podem ser escolhidas inicialmente na criação do
personagem, mas podem ser selecionadas após determinada parte do jogo.
Os jogadores podem escolher entre: Botanist, Fisher, Miner (Disciples of
the Land) e Alchemist, Armorer, Blacksmith, Carpenter, Culinarian,
Goldsmith, Leatherworker e Weaver (Disciples of the Hand). Evolução do personagem em Final Fantasy 14 (Foto: Divulgação) Um único personagem pode experimentar todas classes disponíveis,
alternando entre elas apenas mudando de arma. Elas podem ser alteradas a
qualquer momento, exceto durante uma batalha. Assim o jogador pode
fazer o uso das Cross Skills que são ataques que podem ser usados entre
elas. Ao level máximo de 50 é possível ter até dez espaços disponíveis
para skills de outras classes. O jogador também pode evoluir sua classe principal e realizar uma
quest para uma especialização chamada Job. O personagem precisa estar no
level 30 com a sua principal e level 15 com um secundária exigida
dependendo da sua classe. Mas com a evolução, há restrições entre o uso
das Cross Skills e diferente dos dez espaços disponíveis, o personagem
terá apenas cinco e só poderá cruzar ataques com apenas duas classes
relacionadas. Sistema de PvE (Jogador contra o ambiente) O jogo tem diferentes sistemas de quests entre as principais, as
extras, FATEs e Dungeons. As principais avançam a história principal do
jogo que é essencial para desbloquear quests importantes, ganhar mais
experiência e obter itens novos. Elas são destacadas com ícones
diferentes e terminam e missões especiais com lutas contra chefes e até
dungeons. Para enfrentá-las, o jogador precisa se inscrever em um
sistema chamado Duty Finder. Realize os FATEs, eventos que acontecem aleatoriamente no mapa no FF 14 (Foto: Divulgação) Duty Finder é um sistema de busca que permite que o jogador formar
uma Party com outros jogadores, incluindo os de diferentes mundos.
Abrindo o localizador ele irá exibir uma lista de dungeons, guildhests,
quests e raids. O jogador deve marcar a caixa ao lado do dever desejado e
selecionar aderir e será combinado com outros automaticamente. O
jogador pode continuar livremente suas aventuras enquanto suas partidas
estão sendo montadas. Além disso, os personagens podem realizar FATEs (Full Active Time
Events), eventos que acontecem aleatoriamente no mapa e ficam ativos até
que seu tempo termine ou que sejam completados. São missões com
diversos objetivos, desde derrotar outras criaturas, enfrentar chefes
menores e recolher itens e podem ser realizadas por múltiplos jogadores,
com ganho de experiência e dinheiro. Venda e troca de itens O sistema de venda e economia do jogo é feito através de Retainers,
NPCs que realizam vendas e leilões para os jogadores. Eles são
desbloqueados no level 17 a partir de uma quest e tem uma aparência
personalizada e apelido, construído na interface do criador de
personagens. Sistema de venda e troca no Final Fantasy 14 é bom (Foto: Divulgação) Uma vez que você o construiu, ele ou ela pode ser colocado na cidade.
Você pode invocá-los nas áreas de comercio. Seus Retainers tem até sete
tabelas para estocar itens cada um pode manter até 20 casas de leilões.
É possível colocar ordens de venda e compra, já que podem armazenar
dinheiro, e cada cidade possui uma taxa de impostos. Mascotes e montarias O sistema de Pets permite que os jogadores tenham mascotes, montarias
e pequenas criaturas chamadas de Minions. São miniaturas que são apenas
companhias que seguem o jogador e podem ser colecionados em eventos,
comprados ou quests especiais. Montaria Chocobo é ótima opção em Final Fantasy 14 (Foto: Divulgação) O principal mascote do jogo é o seu Chocobo, que serve como
transporte e pode ser treinado para atacar, usar magias, administrar
dano e até mesmo curar o seu personagem. O Chocobo pode usar armaduras e
equipamentos especiais que melhoram sua resistência e possuem skills
próprias e level que precisam ser treinados pelo jogador. Outros tipos
de montaria podem ser coletados durante o jogo como Unicórnios, Courl e
outras criaturas. Free Company As guildas e clãs dentro do jogo são chamadas de Free Companies e
cada jogador pode criar a sua própria ao chegar em determinada parte do
jogo. Chegando ao level 25 o personagem precisa falar com um dos
administradores da Free Company em uma das cidades principais e escolher
a opção para fundar uma. Assim que escolher um nome e uma imagem
precisa adquirir três assinaturas de outros jogadores e pagar 15 mil
gil. Após fundada, o jogador pode começar a convidar outros personagens. Cada jogador pode criar a sua própria guilda em Free Companies de Final Fantasy 14 (Foto: Divulgação) Dentro da guilda, cada personagem terá um ranking diferente, podendo
evoluir entre cinco diferentes níveis. Quanto maior o nível, mais alto
os bônus e itens que este jogador pode adquirir. O fundador da guilda
será o mestra com o ranking mais alto e pode promover outros jogadores. Os personagens também precisarão escolher entre uma das três Grand
Companies do jogo para completar uma das quests principais, cada uma
situadas nas principais cidades do jogo. O jogador precisa escolher
entre The Immortal Flames, The Maelstrom e The Order of the Twin Adder e
realizer Guildquests para ganhar Seals que disponibilizam a compra de
itens disponíveis apenas na guilda, como o seu Chocobo. Nas Grand
Companies, o jogador também pode subir de ranking, liberando novos
itens. Sistema de combate O sistema de combate consiste em um sistema de combos, com skills que
se completam se usadas uma seguida da outra. Isso além das combinações
que possibilitam o jogador reduzirem as fraquezas naturais das suas
classes, sem ter que depender tanto de itens ou outros personagens.
Usando determinadas skills em certa ordem ou posição os personagens
podem ativar esses combos com um bom adicional de danos e efeitos,
abrindo possibilidades para estratégias diferentes. O sistema de combate de Final Fantasy 14 consiste em combos (Foto: Divulgação) Outro sistema foi implementado durante as Party, que permitem que os
jogadores combinem suas forças em Dungeons ou eventos especiais. Além
dos personagens combinarem suas habilidades para melhorar seus ataques e
atributos naturais, equipes com quatro ou mais jogadores tem a acesso a
uma barra de limite que é preenchida ao atacar inimigos ou curar seus
companheiros. Quando é carregada completamente, o jogador pode ativar, “quebrar o limite” e utilizar ataques especiais determinados pelo
jogador que iniciá-lo. Na sua opinião, qual é a melhor saga? Final Fantasy ou Dragon Quest ?
Opine no Fórum do TechTudo! saiba mais Final Fantasy 14 A Realm Reborn: saiba como conseguir a montaria Chocobo The Last of Us, GTA 5 e Bioshock Infinite: confira os melhores jogos de 2013 Call of Duty, Hitman e Final Fantasy: confira as ofertas da semana