Em um novo compromisso com a privacidade, a rede social vai definir “somente amigos” como padrão de publicações para novos usuários.

Quando você se inscreveu para Facebook há incontáveis anos (ou nem tanto assim), suas mensagens estavam abertas ao público por padrão e, até que você mudasse as configurações de privacidade, assim elas permaneceriam.
Em um novo compromisso com a privacidade, a rede social de Zuckerberg agora vai definir “somente amigos” como padrão para novos usuários – se é que existem pessoas que ainda não estão inscritas.
Por que a mudança? O Facebook disse que o feedback de usuários sobre momentos embaraçosos, aqueles em que você acidentalmente publica uma mensagem ao mundo que era para ser apenas para os seus amigos, levou à mudança.
“Reconhecemos que é muito pior para alguém compartilhar acidentalmente com todo o mundo quando a intenção era a de compartilhar apenas com amigos, do que o contrário”, disse o Facebook nesta quinta-feira (22). Tenho certeza de que as pessoas têm dito o mesmo há anos, mas antes tarde que nunca não é mesmo?
Novos usuários também serão solicitados a selecionar um padrão, seja ele público ou amigos, para configurar posts futuros. Se uma opção não for escolhida, o Facebook irá selecionar “somente amigos” automaticamente.
A preocupação da rede social com relação à privacidade não se estende apenas iniciantes. O Facebook também se preocupa com seus 1.280 milhões de usuários ativos existentes e é por isso que está implantando uma ferramenta para check-in anônimo.
O recurso aparecerá automaticamente em algum ponto ao longo das próximas semanas representado por um dinossauro azul (foto acima). Ela irá lembrá-lo de rever algumas configurações de privacidade importantes, como quem vê os seus posts. O Facebook também está tornando mais fácil mudar a audiência de um post.
É um pouco estranho o Facebook ter levado tanto tempo para perceber que ter o padrão como “público” e fornecer a sua informação para organizações de terceiros fez pouco para reforçar a confiança na rede.
Essa nova onda de serviços que prometem privacidade e anonimato têm desviado a atenção do público para longe do Facebook, de modo que a rede está retornando às raízes de um lugar para amigos (ou isso era coisa do MySpace?).
As pessoas não usam o Facebook para espalhar as suas informações por aí, mas sim para se conectar com amigos e familiares. Ao colocar os posts “apenas amigos” como padrão, introduzir uma ferramenta para testar novos apps com o Login Anônimo, e lembrar aqueles de nós que já usaram o Facebook desde o início que está na hora de rever nossas configurações, a rede está finalmente adotando um tom consistente de privacidade. Já estava na hora.