Um dos problemas enfrentados pelos pais é o consumo desenfreado dos filhos com aplicativos no celular. Segunda a Federal Trade Comission -FTC (Comissão Federal de Comércio) diversos aplicativos incentivam o consumo através de compras de itens e acessórios dentro de jogos. Esta prática é chamada de compras in-app sendo que cada compra pode variar entre U$ 10.00 a mais de U$ 100.00 (dólar).
A Apple irá desembolsar um montante de US$32,5 milhões em devoluções para pais que se sentiram lesados em decorrência da facilidade de compras feita por crianças. Essa medida faz para de uma exigência da FTC à Apple que também solicitou para que a se criem mecanismos e soluções que deixem mais claros como os gastos são feitos através desses aplicativos.
Atendendo ao pedido, Tim Cook enviou uma carta aos funcionários acatando a medida e solicitando soluções que possam atender à seguranças em compras online. Um exemplo é o iTunes que guarda a senha por cerca de 15 minutos após a primeira compra o que torna mais fácil uma segunda compra quando o dono do aparelho não está por perto. Ocorre que este procedimento da loja de músicas da Apple deixa o aparelho suscetível a compras impróprias feitas por pessoas não autorizadas como as crianças que faziam compras sem a anuência dos país.
Segundo Cook a Apple tem realizado medidas para conter gastos indevidas a bastante tempo. A empresa enviou o ano passado cerca de 28 milhões de emails para os donos das contas em um iPhone e iPad com fim de avisar sobre compras in-app feitas em jogos. Desses 28 milhões, 37 mil usuários retornaram os emails com reclamações sobre o ocorrido.