Consumo
Claudia Tozetto
Tablet G Pad (Claudia Tozetto)
A LG lançou nesta quarta-feira o tablet G Pad no Brasil. O produto, que tem tela de 8,3 polegadas e memória de 16 GB, chega às lojas de comércio eletrônico com preço de 1.099 reais e o objetivo de competir diretamente com o Galaxy Note 8.0 e novo iPad Mini. O G Pad é o primeiro tablet lançado pela LG desde fevereiro de 2011.
Leia também:
Chinesa Lenovo vai estrear no mercado brasileiro de tablets
Um destaques do dispositivo é a qualidade da tela, com resolução Full HD Plus (1.920 x 1.200 pixels), um pouco superior à adotada pelas atuais TVs Full HD disponíveis no mercado. Com tecnologia IPS, a tela permite ver imagens com qualidade, mesmo quando o usuário não está posicionado à frente da tela, e cores mais vivas.
Na parte interna, o G Pad é equipado com o processador Snapdragon 600 de 1,7 GHz com quatro núcleos e 2 GB de memoria RAM. Essa configuração permite que o tablet apresente uma experiência de uso bastante rápida. A câmera traseira tem 5 megapixels e a câmera frontal tem 1,3 megapixel. As imagens, contudo, deixam um pouco a desejar por ficarem granuladas.
O modelo, porém, compensa pela qualidade do áudio. Em geral deixado em segundo plano pelos fabricantes, o áudio recebeu atenção especial da LG com dois autofalantes separados na parte traseira do produto.
A exemplo da Samsung, que investe em aplicativos exclusivos, a LG traz novos recursos ao G Pad. Um deles é o Knock On, que permite desbloquear a tela do produto com duas leves batidas, como se o usuário estivesse batendo em uma porta. O aplicativo Q Pair permite receber notificações de ligações e mensagens de texto (SMS) enviadas para smartphones Android, na tela do tablet.
A empresa retorna ao mercado de tablets quase três anos depois de lançar o Optimus Pad, em fevereiro de 2011. O produto foi um dos destaques do Mobile World Congress, maior congresso de mobilidade do mundo, por permitir a filmagem e exibição de imagens em 3D. Contudo, o produto não chegou às lojas brasileiras.
“Durante algum tempo, a LG precisou focar no desenvolvimento de novos smartphones para ganhar mais peso no mercado. Agora, investir em tablets volta a fazer sentido”, diz Fábio Faria, gerente de marketing para dispositivos móveis da LG para o Brasil.