Ciberataque contra eBay pode afetar até 145 milhões de usuários
2014-05-22 14:32:00.0
O gigante americano do comércio eletrônico eBay anunciou nesta quinta-feira (22) que até 145 milhões de usuários podem ter sido afetados pelo ataque de hackers contra sua base de dados.
“Todos os usuários do eBay estão sendo solicitados a mudar suas senhas”, declarou um porta-voz em um e-mail enviado pela companhia. “Ao fim do primeiro trimestre, tínhamos 145 milhões de compradores ativos”.
O número é maior que os 128 milhões de usuários ativos mencionados inicialmente no site do eBay.
A empresa anunciou na quarta-feira (21) que havia sido vítima de um ataque de hackers que invadiram sua base de dados, que continha senhas e outras informações pessoais, no que pode ser o maior ataque deste tipo.
Em um comunicado, o eBay declarou que a base de dados atacada “inclui nomes, senhas encriptadas, endereços de e-mail, endereço físico, número de telefone e data de nascimento dos clientes”. Mas esclareceu que “não contém informação financeira nem outra informação confidencial pessoal”.
140 milhões de contas
No mundo, o eBay tem mais de 140 milhões de contas registradas e movimentou em 2013 mais de US$ 205 bilhões. A empresa diz que 250 milhões de produtos estão sendo comercializados no site. Um novo sistema de entrega faz a compra chegar em cerca de uma semana, inclusive para brasileiros. No começo deste mês, o eBay lançou a versão em português do serviço, trazendo ofertas locais para brasileiros.
Entre as novidades, ao acessar um produto para a compra, o valor aparece no valor local do vendedor, mas a conversão para reais é feita logo abaixo do preço conforme a cotação do dia. O aplicativo para smartphones também ganhou versão em português. Mais de 3,4 milhões de palavras foram traduzidas ou editadas por equipes do eBay e há novas experiências locais para as duas categorias mais populares no site entre os brasileiros: moda e eletrônicos.
G1