Em breve ganharemos mais uma opção de operadora de telefonia móvel. Os Correios conseguiram a aprovação do Ministério das Comunicações para funcionar como operadora virtual, chamada de MVNO.
Para iniciar o negócio, a empresa fechou um acordo com a holding do Grupo Poste Italiane, o serviço de correio da Itália, que já possui esse tipo de serviço em seu país e conta com três milhões de clientes.
As operadoras virtuais não possuem infraestrutura própria, ou seja, elas utilizam as redes de outras empresas e ficam responsáveis pela estrutura comercial e de atendimento. Com 12 mil agências espalhadas pelo país, os Correios não deverão ter tanta dificuldade na venda de planos para os consumidores.
Por enquanto ainda não se sabe de qual empresa eles irão alugar as redes, mas aparentemente já conversaram com a Vivo, Claro e TIM. Para funcionar, além de fechar um acordo com uma das operadoras brasileiras, o Grupo Poste Italiane ainda precisa do aval da ANATEL.
O investimento previsto da estatal é de R$ 150 milhões dentro de cinco anos e pretendem faturar R$ 1,5 bilhão a partir do quinto ano de operação. Espera-se que serviço de telefonia dos Correios comece a funcionar até o fim do ano.