SÃO PAULO – Você gostaria de ser uma estação meteorológica móvel? O cientista Rolf Hut, da da Delft University of Technology , na Holanda, planeja transformar os nossos guarda-chuvas em pluviômetros (aparelho de meteorologia usado para recolher e medir a quantidade de chuva).
De acordo com a BBC News, o pesquisador criou guarda-chuva inteligente que possui um sensor que detecta os pingos de chuva caindo sobre a sua tela e usa conexão Bluetooth para enviar esta informação através de um celular a um computador.
A invenção foi criada após Hut perceber que a medição com pluviômetros diminuiu, enquanto aumentou o uso de radares e satélites – equipamentos caros de se manter – e as pessoas que acompanham a gestão de água estão com menos dados do que antes.
Experimentos mostraram que os resultados são encorajadores e os pesquisadores estão pensando até em expandir a ideia para para-brisas inteligentes, no qual os limpadores acionam automaticamente quando detectam chuva e ainda ajusta a velocidade dependendo da quantidade de água.