Enviado em 23/02/2014 às 10h43, última atualização: 23/02/2014 às 11h25.
Aplicativos que querem derrubar a supremacia do Whastapp
Luiza Mylena
Depois que o aplicativos de mensagens instantâneas Whatsapp ficou fora do ar por mais de quatro horas na tarde do último sábado (22) vários usuários de smartphones ficaram sem saber como se comunicar. Apesar do aplicativo ser o mais usado do tipo no Brasil existem concorrentes que estão o desbancando em outras partes do mundo e podem ser usados como alternativa para quem não pode ficar sem se comunicar.
Leia também
Facebook comprará Whatsapp por US$ 16 bilhões
Confira abaixo a lista de aplicativos concorrentes ao Whatsapp e veja quais as vantagens de cada um.
KakaoTalk
O aplicativo sul-coreano já possui 100 milhões de usuários. Está disponível para iOS, Android BlackBerry e Windows Phone. A vantagem dele diante das concorrentes é a versão para computador, permitindo mandar mensagens para celulares. O app ainda faz ligações gratuitas on-line para um único usuário ou para grupos. Ele lidera o mercado na Coreia do Sul, mas ainda é novidade do lado ocidental do globo.
Concorrente direto do Whatsapp, o WeChat está investindo pesado em publicidade para derrubar o novo aplicativo de Mark Zuckerberg e parece que está conseguindo. Em janeiro de 2014 o aplicativo chinês já possuía 300 milhões de usuários, contra 250 milhões do Whatsapp. O WeChat mistura várias funções, além de conversar com amigos, o usuário pode ver outros usuário do aplicativo que estão por perto. A função mais inovadora é a função “Shake”, em que o aplicativo conecta duas pessoas de qualquer parte do mundo que estão chacoalhando o celular ao mesmo tempo.
Line
O Line não é tão conhecido no Brasil, mas no Japão é sucesso absoluto e tem crescido cada vez mais na Ásia. Ele se sustenta com a venda de emoticons e adesivos, mas para baixar o app é gratuito. Assim como o KakaoTalk, o Line pode ser utilizado em uma versão para computador. Outras funcionalidades do Line são os jogos para disputar entre usuários e opções de edição de fotos para envio aos amigos.
Viber
Também com a vontade de concorrer diretamente com o Whatsapp o Viber tem investido para ganhar o mercado. É gratuito e também se sustenta com a venda de adesivos. Funciona em tablets e computadores e oferece a função de ligação para usuários e não-usários do app, essa função no entanto é cobrada. A grande vantagem e que pode atrair muitas pessoas ciumentas é o aviso de que a mensagem foi lida, e não somente entregue, como no caso do Whatsapp.
A grande desvantagem da maioria dos aplicativos é que o número de usuários brasileiros ainda é pequena, o que não atrai novos usuários, em um efeito bola de neve. A concorrência é forte e as opções são grandes, cabe agora aos executivos do Facebook saberem administrar bem o Whatsapp para não perder o seu público.