O Twitter divulgou nesta segunda-feira os números do domingo de eleições na rede social – e mostrou que, como já esperávamos, a movimentação foi bem intensa por lá. Ao todo, os internautas fizeram mais de 2,6 milhões de posts relacionados ao assunto, e Aécio Neves foi o candidato mais mencionado, com 638 mil tweets favoráveis e contrários.
A petista e atual presidente Dilma Rousseff aparece em seguida, citada em 486 mil tweets, enquanto Marina Silva fica bem para trás da dupla, com 150 mil. Luciana Genro, que conseguiu 1,6 milhão de votos, foi mencionada em 41 mil posts, enquanto Eduardo Jorge, sucesso na rede social, aparece em quinto, com 36 mil postagens com seu nome.
Na parte dos governadores, Pezão, eleito no Rio de Janeiro, “venceu” também no Twitter, com 10,6 mil menções. O paulista Geraldo Alckimin aparece em segundo, com 8,3 mil tweets, enquanto o outro carioca Marcelo Crivella teve 7,4 mil posts.
Beto Richa (eleito no Paraná), Flávio Dino (novo governador do Maranhão) e Rui Costa (Bahia) ocupam quarta, quinta e sexta posições, com 5,8 mil, 5,1 mil e 4,7 mil tweets citando seus nomes.
Apesar de ter ficado para trás entre os presidenciáveis, o PT foi disprado o partido mais falado, com 113 mil menções – que englobam comentários positivos e negativos. O PSDB vem bem atrás, com 37 mil, enquanto o PMDB teve 10 mil – pouco mais que os 9,7 mil do PSB de Marina Silva.
Por fim, os momentos de maior movimentação no Twitter aconteceram após as 19h15, quando foi divulgado o primeiro resultado parcial da eleição para presidente. O pico se deu pouco depois, às 20h03, quando Dilma e Aécio foram confirmados no segundo turno. Confira no gráfico abaixo como foi o ritmo de postagens no decorrer do domingo.