In Blog, Business, Marketing

Automação de marketing costumava ser simples: enviar um e-mail com uma oferta, fazer o tracking de quem clicou, em que link clicou, quem preencheu o formulário na landing page e passar os leads qualificados para à equipe de vendas.

Atualmente os especialistas em marketing são forçados a comandar a experiência do usuário por esta ser a única forma de obter os resultados que são exigidos, eles estão adotando uma abordagem mais sofisticada para suas campanhas.

Bem…. nem todos.

Cerca de 85% dos profissionais de marketing B2B que utilizam plataformas de automação de marketing sentem que não estão aproveitando todo o seu potencial, de acordo com a SiriusDecisions.

Compreender e adotar as últimas tendências em automação de marketing pode ajudar os empresários sofisticados e mesmo os mais inexperientes, a alcançar seus objetivos nos negócios.

marketing2
Automação de marketing costumava ser simplesEnviar um e-mail com uma oferta, fazer o tracking de quem clicou, em que link clicou, quem preencheu o formulário na landing page

1. Gerenciamento Dinâmico de Campanhas

O marketing moderno é organizado em torno de campanhas, onde a automação de marketing e a Inteligência Artificial são responsáveis por administrar essas campanhas, tais como campanhas de boas-vindas, campanhas de relacionamento, lembretes de eventos e campanhas de promoção.

Às vezes, as campanhas são simples e seguem um curso linear de ação. No entanto, os especialistas de marketing são artistas e cientistas ao mesmo tempo, e às vezes eles constroem uma lógica complexa para lidar com múltiplas variações de resultados. Quando isso acontece, eles podem criar campanhas que têm a capacidade de se adaptar e responder às atividades reais do cliente, e não apenas uma receita de bolo limitada e fixa, isso porque cada potencial cliente é único.

Os marketeiros podem desenhar estas campanhas em uma simples interface Drag and Drop de forma super fácil, rápida e intuitiva, o que torna o marketing muito mais rápido. Deste modo, a tecnologia de marketing ajuda os empresários e profissionais na execução do seu trabalho, sem fazê-los sentir que precisam voltar à escola para aprender linguagens de programação complexas (porque ninguém merece).

Algumas plataformas existentes no mercado têm dificuldades  para alterar campanhas que já estão decorrendo, forçando os profissionais a criar novas campanhas inteirinhas do zero, para fazer essas alterações.

As mais recentes ferramentas de automação de marketing podem agora mudar e atualizar campanhas na hora. Basta clicar numa campanha, anúncio ou post, em seguida, atualizar o segmento; adicionar ou alterar um passo de decisão; inserir um novo e-mail, página de destino, ou outro conteúdo; e até mesmo desencadear uma nova ação. Ou seja, reiniciar num piscar de olhos, uma vez que as alterações estão prontas e todas as mudanças acontecem ao vivo de forma instantânea.

marketing-color-colors-wheel
Gerenciamento Dinâmico de CampanhasO marketing moderno é organizado em torno de campanhas, onde a automação de marketing e a Inteligência Artificial

2. Marketing de Conteúdo Integrado

Sistemas de automação de marketing tornam mais fácil definir ações como gatilhos que garantir visitantes e clientes possam obter a informação certa no momento certo. Embora a maioria dos profissionais saibam a importância de mensagens personalizadas, muitos são incapazes de fazer isso acontecer, porque eles não têm os recursos para criar o volume de conteúdo de qualidade necessário.

Além disso, um total de 54% dos profissionais de marketing B2B lutam para produzir conteúdo envolvente, e 50% luta para produzir conteúdo de forma consistente de acordo com o Relatório de Marketing de Conteúdo B2B pelo Instituto de Marketing Conteúdo em Cleveland. Entretanto, a falta de conteúdo de qualidade e direcionado acaba por culminar em oportunidades perdidas.

Uma das chaves mais importantes para o sucesso de automação de marketing é uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo, afinal, ninguém responde a um conteúdo errado. O conteúdo tem que ser criado de acordo com as “personas” (publico alvo) definidas, e distribuídos de maneiras que acompanham essas “personas”. Sem uma verdadeira integração com ferramentas de marketing de conteúdo, os profissionais vão perceber que enviar a mensagem certa na hora certa é virtualmente impossível.

Alinhar o conteúdo com as “personas” é um passo. Sincronizar perfeitamente automação de marketing com marketing de conteúdo é a única forma de alcançar resultados relevantes. O conteúdo certo se alinha automaticamente com potenciais cliente baseado em “personas” utilizados nas campanhas.

apple-iphone-desk-office
Marketing de Conteúdo IntegradoSistemas de automação de marketing tornam mais fácil definir ações como gatilhos que garantir visitantes e clientes possam obter a informação certa no momento certo.

3. Plataformas Abertas

Ferramentas e tecnologias de marketing precisam trabalhar juntas, e automação de marketing não é diferente. Muitas das ferramentas mais robustas podem se conectar com sistemas já existentes, criando uma teia de recursos: ferramentas de design, conteúdo, CRM, automação de e-mail, gestão de conteúdo, etc. Essas plataformas de marketing fornecem acesso a ferramentas adicionais estrutura já existente, Trazendo para dentro da sua operação níveis de engajamento semelhantes ao que acontece com Apple, Amazon e Netflix.

Mas nem todos os ecossistemas são criados iguais, 56% dos profissionais avaliam plataformas de Inbound marketing como um obstáculo, fazendo que estas sejam abandonadas ao fim de algum tempo. Alguns fornecedores querem  apenas fornecer uma lista de contatos, outros apenas um sistema de e-mail, mas os melhores oferecem tudo completamente integrado e ajustado as necessidades específicas do profissional. Isso significa que os empresários podem começar a funcionar de imediato, sem um amplo suporte de TI, sem precisar de staff adicional ou cursos caríssimos e demorados.

A automação de marketing tende a mudar a maneira que as empresas se comunicam com seus prospects e clientes. Se isso é uma mudança pequena ou uma grande depende da postura das empresas, quanta visão elas tem para se manter atualizada com as últimas tendências da tecnologia. Mas uma coisa é certa, a estratégia em conjunto com as ferramentas de marketing adequadas conduzirão a mais leads e mais vendas, juntamente com um aumento de ROI explosivo.

pexels-photo
Plataformas AbertasFerramentas e tecnologias de marketing precisam trabalhar juntas, e automação de marketing não é diferente.

Receba o Diagnóstico da sua empresa completamente Grátis.

Oferta Válida Por Tempo Limitado!

Recent Posts

Start typing and press Enter to search